quinta-feira, janeiro 08, 2009

A passagem 08/09 pt.2

Acorda-se meio baralhado no dia seguinte numa Freineda não muito fria, encontra-se amigos, partilham-se noites, bebe-se café na associação e entre abraços, surge um convite para um local, onde se confrateniza-se à roda de uma mesa redonda, numa garagem improvisada para convívios, bebe-se vinho caseiro por entre enchidos e bolos tradicionais! Aqui surge um convite do primo Quim, que celebrava o aniversário nesse dia, o que levou a reunir as tropas e partir em direcção a mais uma festa! Cheio de caras conhecidas entre familiares e a amigos locais, reunidos numa mesa farta de várias tipos de carnes e vinhos! A boa disposição impera, por entre histórias da aldeia e uns fadunchos clássicos! Celebra-se com champanhe mais ano do aniversariante e escuta-se histórias de quem sente a terra! Tinha saudades daquela casa por entre memórias remotas em família! À noite visita a penha 2, local aberto apenas para esta ocasião e onde por entre a camaradagem desta gente, se abrem portas para mais um convívio no meio de amigos Freinedenses, Egitanienses, Lisboetas, Conimbricenses, Transmontanos, Portuenses e até espanhois! A estada em frente à excelente lareira, entre conversas ocasionais, ou entre escolhas manhosas do Dj Esticófio, bebe-se, convive-se, ri-se e aproveita-se o melhor que esta vida tem longe de filas, friezas e desconfianças!
No dia seguinte, aproveita-se o acordar cedo e viaja-se ao interior do distrito de Salamanca...destino, a bela aldeia de La Alberca...aldeia com influências cristãs, judaicas e islâmicas, onde foi poiso da ordem dos templários, envolventes na serra de Francia, na reserva natural de Batuecas...mais uma vez a destacar a beleza de um equílibrio arquitectónico, numa excelência histórica restaurada numa envolvência natural belíssima, onde se destacam lojas de presuntos de pata negra, comércio tradicional, turrons e bares! Depois a subida à Peña de Francia, para vermos a gruta da virgem negra (destacada por D. Quixote!), por entre gelo e nevoeiro numa altitude de 1700 mt. Regressa-se, passando por Ciudad Rodrigo para una caña e mais um lanche ajantarado em casa de familiares...come-se um belo queijo, chouriço, ouvem-se histórias antigas e de descoberta, ouve-se gaita de beiços de improviso do Sr. Manuel! À noite, joga-se snooker num manúbio (Vilar Formoso) onde se enche uma mesa de gente conhecida, bebe-se umas minis, conhecemos um novo bar e regressa-se ao ajuntamento na penha 2 para mais convívios e conversas, a música continua, dança-se com coreografias e a lareira continua a bombar!
No ultimo dia útil, aproveita-se para dar a conhecer a Freineda a pé e alguns locais com história...começa-se com Santa Antão (Capela e Penha O Pipo), o mel do Amilcar está fechado, passa-se pela Charca, passa um rebanho de ovelhas, a Capela de Stª Barbara, a velha escola transformada no lar da aldeia, a antiga fábrica, o Pelourinho, a escola primária, a Capela de Santa Eufêmia, os alpendres do mercado, a arena da garraiada, o campo de futebol, a estação de comboios faltando claro muitas coisas para serem vistas noutras alturas! O convite foi-nos feito e lá vamos nós ao Baile dos Casados no Patronato...come-se maravilhosamente bem, aquele Rancho vai ficar na memória, por entre vinho tinto, e sobremesas, o bandulho encheu-se que se precisou de descanso em casa...num regresso de baile onde todos demos o pézinho de dança ou por todos darem o seu contributo na lareira exterior e pôr lenha, o grelhador a funcionar, a bola parda, tudo aqui faz sentido por esta gente que se gosta, por entre acordes do organista Fernando Monteiro, que diz Maravilhoso com um sorriso na boca!
No dia de regresso, é a tristeza e o cansaço de enfrentar a realidade outra vez...como costumo dizer, ainda bem que tenho a Freineda na minha vida! Tudo de bom e até à próxima! Obrigado Emilia, Andrade, Sofia, Nuno, Paulo, Marcelo, Quim, Elvira, Sr. Manuel, Dª Lurdes, João, Miguel, Sandra, Carla, Maria de Lurdes, Patrão, Salete, Toneca, Horácio, Lara, Raquel, toda a Freineda pela simpatia e amizade! Bem-haja!

Sem comentários: