Tenho o vício de descobrir os trajectos das aldeias e vilas históricas por este país fora...concentradas pela beira interior e patrocinadas por fundos europeus e locais, a descoberta do nosso passado histórico restaurado por fachadas equilibradas, onde misturados por entre névoa e candeeiros acessos, por entre noites escuras e frias nos proporcionam momentos quase místicos!
Como é tradição, o fim-de-semana ao redor deste feriado 1 de novembro, é o motivo de concentração familiar onde incluí homenagens aos mortos e passeios históricos e gastronómicos!
Este ano foi escolhido 2 vilas do distrito de Viseu...de seu nome Sernancelhe e Penedono! Recolhida a informação de uma publicação sobre viagens, a curiosidade aguçôu-me para visitar estas terras do demo, onde Aquilino Ribeiro nasceu...a família seguiu os meus conselhos e seguimos viagem para Sernancelhe...por entre frios, deslumbra-se uma bela Igreja Matriz do sec. XII e o belo pelourinho do sec. XVI...apanha-se castanhas do chão, e sobe-se ao belo miradouro numa bela escadaria numa vila cheia de estátuas de bom gosto!
Próximo destino Penedono, vila medieval a mais de 900 metros de altitude, apanha-se uma temperatura de -2 graus, mas a visão do castelo vai-me ficar na memória, dando a ideia de quase suspensão no ar devido ao efeito de luzes amarelas que o rodeiam! Vila lindíssima cheia de monumentos e patrimónios históricos, com preocupação turística e bom gosto!
Na gastronomia, foi outra grande surpresa...na aldeia de Sarzeda (junto a Sernancelhe), num restaurante "A casa do Avô", a simpatia das pessoas, a excelência e simplicidade da comida (maravilhoso Posta de Vitela grelhada!), promenores deliciosos como a ementa cheia de história, o conforto da sala, as sobremesas típicas, o preço, tudo foi muito bom neste local...ainda existem sítios assim!
De resto, foi o convívio familiar numa Freineda, onde se revê conversas e pessoas boas, onde se ri, onde se come muito e bem, onde me sinto bem com aquela gente! Ah e as tais escapadelas a Vilar Formoso e Fuentes de Onoro, onde a comédia sempre acontece, entre sessões de snooker, minis baratas e até psicologias baratas com mulheres da vida!
Bem-haja! É tão bom deixar de ser urbano por uns dias!
3 comentários:
Não era Pededono?
Pedodeno?
Penodedo?
Penedeno?
...
:p
lol...acho que ainda vinha com o jet lag do frio! mas desta vez acertei no nome...Penedono!!!
acertaste sim senhor, mas sobretudo foste e conheceste, que é o mais importante. ;)
bom fds!
Enviar um comentário