
(Plaça Reial)
Barcelona é uma cidade que me sinto à vontade...3ª visita à capital Catalá e cada vez gosto + desta cidade multicultural. Desta vez num registo diferente...numa 1ª, inserido num grupo de casais inseridos numa passagem d´ano, onde só conheci Barça de noite, num 2º registo, onde foi familiar, conheçendo todo o turismo diurno e neste registo, onde o stress não havia de conhecer coisas, fomos pela maré sendo uma viagem relaxada e observadora!
Fui com um amigo...chegados a Barcelona (Prç. Catalunya), seguimos para essa rua maravilhosa, de seu nome la rambla...muito movimento, muita gente bonita (até chateia!), algumas actividades de rua, principalmente pessoas fazer de estátuas com cariz temático...algumas muito engraçadas (a arvore, os ciclistas e o diabo), outras muito manhosas (o cowboy jackie chan e 1 palhaço)...bem, não tinhamos poiso e toca de ir procurar...chegados à plaça Reial, encontramos um israelita stressado que me crava 1 cigarro..."confundo sempre que portugal faz parte de Espanha!"...normal para nós ouvir isto, e ele gentilmente nos leva ao Kabul, avisando-nos que está cheio...mas subimos em busca de uma cama...consiste em quartos partilhados de boliches...estilo dormitórios, no nosso, só viviam 20 ingleses e nós! Depois, aí vamos nós em direção à movida catalá! Muita cerveja se bebeu, parámos em várias tascas...numa acendiam velas e desligavam as luzes...tudo muito estranho, as velhas que falavam alto, as bebidas que mudavam de preço constantemente e uma máquina simpática, onde meti 1 euro e deu-me quase 4 (slot!)...esta cidade respira-se um excelente ambiente, e deparámos com uma espanhola a perguntar-nos se queríamos contribuir para uma causa qualquer...ela falou e estavámos hipnotizados por ouvi-la que depois dizémos que não à contribuição! Felicitei 2 equatorianas pela vitória sobre a Costa Rica, extratamente simpáticas...comemos Gazpacho e tapas, vimos 1 caniche muito estranho e nervoso, 1 bêbado que dava cabeçadas na mesa (gravei!) e o empregado que falava espanhol com alemães e eles diziam que sim a tudo! Back to Kabul e conheçemos a Markéta...prontos, fomos ingénuos, eu sei...mas fomos numa matilha de homens para o mal paso, que era 1 bar, e que tínhamos bar aberto durante 1 hora (entre outras coisas) se pagasses 15 euros...aí convivemos muito bem com um grupo de americanos bem dispostos e informados! 1 deles deu-me 1 ideia excelente para 1 viagem...eu, bebi prá aí umas 10 cervejas de seguida (foi a minha morte! a ganância, senhores...), fomos para outro bar onde nos ofereçeram 1 shot, convive-se com quem apareçe, paga-se cervejas a 3.90 €, e ouve-se música nos phones que estão no balcão...ficámos fartos do grupo, e fomos para outro bar...bebe-se muito, toca-se percussão nos bancos, e de seguida outro bar...este cheíssimo de belas louras inglesas...era a loucura...convive-se 1 bocado, mas quebrei de uma forma que não estava para o convívio...desapareci e acordei na cama...o amigo, ficou no convívio até de manhã!
No dia seguinte, e depois do pequeno-almoço, dia de passeio pela rambla, mas de algum descanso depois da violência do outro dia...passeia-se um bocado e lemos a notícia de que o Manu Chao e Amparanoia vãoi tocar nesse dia na angariação de fundos para a causa Zapatista! Procurar o sítio foi uma grande aventura...aliás passámos o dia nisto! Távamos atrofiados, e além de procurar quase na cidade inteira, dar-mos grandes voltas em círculo, passando por pirolitos muy grandes, chegamos a um campo de futebol pelado, onde nos transmitem que o concerto era só no domingo! Muito engraçado...metro e de volta para Barcelona (centro), onde jantámos pizza e vibrámos com Angola! Passeio nocturno pelo Barri Gótico, ida a um bar onde se ouvia uma banda Jazz africana com pronúncia portuguesa, bebi um mojito maravilhoso...e voltar ao poiso da nossa plaça reial! Aqui bebe-se latas de cerveja a 1 euro vendidas clandestinamente por indianos, e observa-se muito o que se passa...só por isso vale a pena...o ambiente é excelente, existe sempre animação e animadores a passar...mas fomos dormir cedo! No dia seguinte, o destino foi a marina e observar o calor intenso que sentia, boatspotting (ver os barcos a passar!), e algum relax...hora do jogo de Portugal e temos as bandeiras na mesa...dizemos que vamos dar 4, a quem nos pergunta! À nossa frente, 1 adepto de Portugal, atrás de nós ingleses por Irão, e nós cheio de canecas de cerveja...Deco e golo, Mandei 1 berro que calei o restaurante todo! Achei que foi uma boa vitória, mas principalmente calámos aquele zum-zum que havia atrás de nós...ah e chamam o ronaldo de ronny...go go ronny! Depois festejar pela rambla com a bandeira, houve gente a meter-se connosco (principalmente 1 grupo de holandeses), mas achei a recepção muito fraca e não vi + bandeiras...é que 2 dias antes, aquilo tava cheio de argentinos eufóricos! Passámos o dia a beber litradas (cerveja alemã) a 90 cêntimos na plaça, convive-se alguma coisa, anoitece, comemos pessimamente num Mc Donald´s, e vamos para o aeroporto, dormir no chão, espera pelo check in, deparar com 1 grupo de portugueses que baralhou aquilo tudo, e muito tempo à espera para encontrar uma Lisboa completamente nublada e fria! Barcelona é sempre dúvida fabulosa...esquecemo-nos do Sónar (dias esgotados), reparámos em grupos que vinham do moto GP (era o GP da Catalunha!), tivémos pena de não ter visto Manu Chao, fomos ingénuos em certas situações, espertos em outras, paga-se 22 € diária, tem-se 1 convívio muito facilitado (falou-se c/ as mais variadíssimas nacionalidades!), mulheres lindíssimas, respira-se muita cultura, coros Gospel que nos perseguia (metro e uma praça), cidade segura, muito calor, pessoas acessíveis (fiquei com melhor impressão desta vez!), preços acessíveis (iguais a Lisboa), muita gente de bicicleta, etc...marca-se 1 viagem anual para esta cidade, sff!
7 comentários:
conta cmgo
sim,para o ano tamos lá se não for já este ano!
wellcome back.. fica a ideia q esta viagem foi calmissima..então o meu amigo corta-se ao convivio e vai dormir??ai ai!!!mas pelos vistos gostaste e isso é o q interessa...
P.S- começo a pensar q fui o unico português q não vi o jogo de angola..mas q euforia é esta com os palancas do arrastão??
a minha euforia era calar os espanhois, que tem afeição pelo méxico tal como nós temos por angola...vi 1 t-shirt lá de 1 angolano que dizia AKWÃ!!! hehehe akwã! lol! gostei do jogo deles...sim, tive calmo...porque as coisas se proporcionaram para isso! foi uma viagem muito observadora, mas muito boa!
AKWÃ???? está demais.......
mon ami...deixas te me água na boca!!!em setembro estarei lá em trabalho mas vai haver tempo pra curtir..e como é em trabalho apenas tenho que gastar dinheiro nas farras!!!
Também gosto de Barcelona e nunca lá fui. Sonho com Barcelona há anos. Desejo Barcelona!! Aiiiiiii!!!
Ainda bem que O Sr. Pouca pode passear muito! Fico contente por ti... :)
Enviar um comentário